quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Você conheçe o fundador da Cnec?


Fundador da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), Felipe Tiago Gomes consagrou-se na Educação Brasileira por criar uma das entidades que, em datas pretéritas, foi considerada a maior Instituição Filantrópica das Américas.
De origem humilde e nascido em Picuí, sertão paraibano, Felipe Tiago Gomes desenvolveu um projeto voltado à Educação Comunitária, na tentativa de democratizar o ensino e atender o estudante pobre. Em 1943, cria na cidade do Recife-PE, a Campanha do Ginasiano Pobre (CGP), sediada no Ginásio Castro Alves, que viria a ser o primeiro ginásio gratuito operando como uma iniciativa totalmente particular.
Em sua jornada como idealizador da Escola Comunitária, Felipe Gomes difundiu suas idéias por todo o Brasil. Com a incessante ajuda dos amigos que constituía a cada investida pelos Estados da Federação, ele fez de sua vida o espelho da esperança de um País mais justo. Mais de 2100 escolas construídas, centros esportivos, comunitários, de lazer e radiodifusão, gráficas, carpintarias, marcenarias, fazenda-escolas, lapidarias, bairros habitacionais, hospitais, enfim, sua obra esteve presente nos mais diversos campos sociais.
Por essas e outras razões, essa página virtual dedica-se a prestar simples, mas valorosa homenagem, ao homem que fez dos seus sonhos a concretização de milhares de outros.
E sendo a INTERNET um instrumento democrático e propício à discussão de temas importantes, esse espaço virtual será foro permanente de exposição e registro de idéias "felipianas" e cenecistas. Será o ponto de encontro dos grandes idealistas, dos verdadeiros cenecistas.
Essa página é mantida e desenvolvida por Felipe Tiago Lira Severiano e Ranieri José Dantas Severiano, sobrinhos netos do Professor Felipe Tiago Gomes


biografia:Felipe Tiago Gomes nasceu no dia 1º de maio de 1921, no Sítio Barra do Pedro, Município de Picuí, na Paraíba; filho caçula de Elias Gomes Correia e Dona Ana Maria Gomes.Em 1928, foi alfabetizado por sua irmã Francisca, de 1933 a 1935, estudou na Escola Pública de Picuí. Em 1936, ingressou no Colégio Pio XI em Campina Grande, Paraíba, fundou e presidiu o Grêmio Lítero Cultural Humberto de Campos em Picuí, no ano de 1938. Concluiu o Curso Ginasial no Colégio Pio XI, em 1940, já em 1941 foi para o Ginásio Pernambucano, em Recife e no ano seguinte foi nomeado Secretário de Assistência da Casa do Estudante. Fundou a CGP - Campanha do Ginasiano Pobre, em Recife, em 1943, atual CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Nenhum comentário: